10 principais vantagens das mídias sociais nas empresas
As mídias sociais são ferramentas eficazes de marketing online. Como tal, elas estão presentes em grande parte das estratégias de marketing das empresas.
Sua empresa sabe usar as mídias sociais corretamente?
De acordo com HubSpot, 92% dos profissionais de marketing pensam que as mídias sociais são importantes para o seu negócio, por isso, o plano é aumentar 80% o investimento nesta área. Além disso, o último relatório da Social Media Examiner indicou que 97% das empresas tem uma presença ativa nas mídias sociais. Mas realmente, qual o benefício das empresas estarem nas mídias sociais? Veja abaixo 10 grandes vantagens das mídias sociais nas empresas.
1. Aumentar a notoriedade da marca.
As mídias sociais são um poderosos canais de comunicação. Um espaço onde os usuários são citados assim como as marcas, à procura de informações, notícias e todos os tipos de conteúdo relevante. Por esta razão, a estratégia de conteúdo adequada pode ajudar a dar relevância à marca online.
2. Desfrute de uma maior autoridade como marca.
Como um meio de obter e compartilhar informações, as mídias sociais refletem o sentimento geral dos consumidores a uma marca ou produtos. Esta pode ser uma grande vantagem, se você tem uma presença online ativa eles mostram uma preocupação com os clientes, e se esforça para se tornar líder em seu setor.
3. Mais escolhas para fazer.
As mídias sociais possuem meios que impactam o cliente e oferecem razões para que ele escolha nossos produtos. Cada post, cada vídeo, cada interação é uma oportunidade para chegar ao nosso público-alvo e tentar ganhar sua preferência.
4. Melhorar a taxa de conversão.
As mídias sociais facilitam que a marca possa mostrar seu lado humano, um componente emocional que dificilmente se espalha com proximidade em outros canais. Esta proximidade permite um tipo diferente de resposta do cliente, em termos de engajamento e lealdade, que se traduz em retenção de clientes.
5. Enriqueça a experiência do cliente.
A mídia social é uma janela de diálogo aberta. Neste ambiente, mostrar uma atitude disposta a ouvir pode facilitar a aproximação entre a empresa e cliente, ajudar a melhorar a imagem de marca para seu público-alvo e colocá-lo como a opção preferida. Os clientes precisam se sentir ouvidos, certifique-se de que sempre haverá alguém lá para ajudá-lo.
6. Obter dados úteis para entender melhor o seu público-alvo.
A natureza aberta e pública da própria mídia social permite acompanhar e monitorar a atividade que acontece nela, e extrair informações de grande valor sobre as tendências, padrões de comportamento e preferências do usuário, ou sentimento em relação à marca. Isso permite que um raio-X sobre o ambiente atual em torno da estratégia de marca e de trabalho em um ambiente real.
7. Fomentar a fidelidade dos seus clientes.
Nos EUA, mais da metade dos usuários (53%) que seguem uma marca, se consideram fiéis a ela. Um “follow” é um voto de confiança, para que a marca saiba como agir, valorizando o cliente. As mídias sociais permitem esse contato direto, oferecendo uma oportunidade única de conversar cara a cara e forjar uma relação estável e fiel.
8. Obtenha mais tráfego referencial.
As mídias sociais funcionam como primeira ordem de fonte de tráfego. Os consumidores usam para encontrar produtos, tanto por fabricantes como referencias dadas pelos seus contatos e amigos. Se estes produtos reivindicarem sua atenção, despertam o desejo de querer saber mais, recorrendo ao site corporativo.
9. Melhora o posicionamento nos buscadores.
Um dos fatores de SEO mais influentes são as menções sociais. Essas interações resultam em recomendações para a marca e seu conteúdo. Os buscadores estão cada vez mais inteligentes, portanto, a empresa deve promover interações sociais e criar oportunidades para alimentar o desejo de compartilhar e comentar dos usuários.
10. Reduzir os custos de marketing.
Pense que as mídias sociais não são gratuitas, é verdade que os custos da gestão de uma estratégia de mídia social são significativamente mais baixos do que a contratação de uma campanha na mídia tradicional. O HubSpot mostra que as empresas são capazes de obter resultados em termos de tráfego por seis horas na semana para se dedicar à gestão da sua estratégia de mídia social.
Portanto, não se deve subestimar o poder da mídia social, mas usá-la como uma poderosa ferramenta de marketing, cuja evolução pode seguir todos os dias.